Setor planeja resultado melhor que o registrado em 2020, último ano com realização da folia na capital.
O Carnaval de 2023 marca o reencontro dos foliões de Belo Horizonte com os blocos que desfilam pela capital, após dois anos sem festas devido à pandemia. E quem deve tirar proveito da retomada dos cortejos festivos na capital são os bares e restaurantes. A previsão é que o setor tenha um aumento de faturamento de 20% neste ano, em relação a 2020, quando BH registrou o último Carnaval oficial.
A perspectiva de crescimento foi apurada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais. Ao todo, segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a movimentação econômica na capital entre 4 a 26 de fevereiro deve superar os R$ 600 milhões. Presidente da Abrasel em Minas, Matheus Daniel projeta boa movimentação mesmo em período de inflação, que ainda pesa no orçamento dos foliões e de proprietários dos estabelecimentos.
“É um evento que move toda uma cadeia de profissionais, desde ambulantes, passando por nós, donos de bares e restaurantes, até o setor de eventos, que também fatura com as festas privadas. É uma festa extremamente importante para a nossa economia e geração de renda”, observa. E para quem tem bar ou restaurante em BH, a folia já rende frutos antes mesmo do ápice da festa, previsto para o período de 18 a 22 de fevereiro..
No São Jorge, bar localizado no bairro Floresta, região Leste da capital, os ensaios de blocos que vão sair às ruas ditam o fluxo de clientes e movimentam o caixa. Yasmin Ferraz, que administra o estabelecimento junto com a mãe, conta que a folia será a primeira, já que o bar foi aberto em novembro. Mesmo antes dos desfiles oficiais, ensaios dos blocos já representam em movimentação de clientes para o bar.
“Eu acabei de começar e está fluindo de forma orgânica. Não estamos apostando em nada diferente, vai ser a cerveja tradicional e os espetinhos”, citou Yasmin sobre as perspectivas. Do outro lado da cidade, o Porcão, na avenida Raja Gabáglia, prepara uma programação especial para levar os blocos que desfilam no Centro e em outras regiões da capital à zona Sul. Então, Brilha!, Quando Come se Lambuza, Baianas Ozadas e Beiço do Wando estão na lista de cortejos que vão se apresentar na churrascaria.
Os eventos vão acontecer no estacionamento do Porcão, durante o dia, e também na área de eventos, o Espaço Meet, à noite. Com a programação, a expectativa é de que o faturamento seja ainda maior que os 20% projetados pela Abrasel, conforme o presidente do grupo Meet, Fernando Júnior. O incremento maior nas vendas se dá, justamente, pela movimentação com a venda de bilhetes para entrada nos eventos e fluxo de clientes no restaurante.
“Pelo que estou vendo, a cidade vai estar cheia, os hotéis vão estar cheios e acaba respingando no nosso setor, porque os turistas vão buscar algum tipo de alimentação fora de casa”, salientou o empresário.
Oportunidade de Trabalho
As projeções da prefeitura de Belo Horizonte indicam a possibilidade de 20 mil empregos gerados, diretamente ou indiretamente, na capital em decorrência da folia. Deste total, cerca de 5 mil postos de trabalho devem ser gerados em hotéis, bares e restaurantes, conforme o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (SindHotéis / SindiHBaRes).
Matheus Daniel, presidente da Abrasel, atesta que muitos empresários anteciparam contratações para o período do final do ano passado, turbinado pela Copa do Mundo, e mantiveram os trabalhadores para o Carnaval. “Esse comportamento é muito observado, por exemplo, em bares e restaurantes que estão nas regiões onde haverá grande circulação de foliões, como Centro e Savassi”, destaca.
Para bombar as vendas, ele afirma que os bares e restaurantes devem preparar uma logística de atendimento ágil para absorver a intensa demanda. “Muitas vezes o bloco passa com rapidez. Por isso, o empresário precisa ter produtos de fácil acesso e rápidos de serem feitos. Não dá para perder vendas em um momento tão importante como esse. Vale lembrar também que é proibida a comercialização de garrafas de vidro do lado de fora dos estabelecimentos. Somente materiais em alumínio são permitidos durante os dias de Carnaval”, aconselhou.
Via: https://www.otempo.com.br/economia/carnaval-de-bh-deve-aumentar-em-20-faturamento-de-bares-e-restaurantes-1.2808643