Comprar comida em restaurantes à pronta-entrega se tornou uma febre em todo o Brasil devido à possibilidade de comer qualquer coisa a partir de um clique.
No entanto, esta prática, mesmo que divertida, pode estar perdendo o “encanto” original que atraia os consumidores, segundo pesquisas de alguns órgãos.
Isto é, os valores de pedidos do iFood e, consequentemente, outras plataformas para entrega de alimentos estão mais caros do que as idas aos restaurantes. Por isso, hoje vamos nos aprofundar nestes fatos e ver como foi feita a pesquisa e qual órgão se responsabilizou para noticiar essas informações.
Qual o órgão responsável e o que a pesquisa identificou?
A pesquisa foi realizada pela Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que identificou um aumento considerável nos gastos com alimentação via app.
De acordo com a associação, os valores gastos nos pedidos chegam a superar quase 20% dos valores pagos em um restaurante comum de bairro.
O estudo foi realizado em parceria com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e visava identificar como está a situação dos serviços de delivery brasileiros.
Assim, além de encontrar essa discrepância, a pesquisa e buscou também identificar o que havia de errado para haver cobrança de tais valores.
A resposta é simples: os valores do lanches aumentaram devido às taxas cobradas pelo iFood aos restaurantes parceiros, que aumentam os valores dos produtos para manterem seu lucro líquido; ou seja, elevando o preço dos produtos em exatos 17,5% quando comparados ao mesmo produto pago diretamente em um estabelecimento.
Vale mais a pena comer fora ou pedir pelo iFood?
Afinal, o que realmente vale mais a pena: gastar para comer fora ou pedir sua comida através da plataforma do iFood?
Existem diversas vantagens em comer via delivery, como a entrega, a facilidade dos pagamentos e estar no ambiente confortável da sua casa (valendo muito a pena mesmo pagando valores mais altos).
No entanto, comer fora também não é de todo mal, principalmente se você irá encontrar amigos ou familiares, aproveitando a mudança de local e a quebra do cotidiano.
Por isso, se você está em dúvida do que fazer, recomendamos que escolha com base no que você deseja no momento. Por exemplo, se você quer ter uma boa refeição e economizar, opte por sair, mas se quiser ter seu conforto garantido, compre no app.
Via: https://seucreditodigital.com.br/pesquisa-aponta-que-ifood-esta-mais-caro-que-restaurante/