Não há receita milagrosa, mas refeições leves e saudáveis vão ajudar o corpo a se recompor.
Início de ano parece o momento perfeito para começar uma dieta. Mas, para alguns, é o momento de se recuperar dos excessos cometidos nas ceias, tanto a de Natal quanto a de ano-novo.
Geralmente, quem exagera apresenta alguns sinais e desconfortos gástricos, como abdômen distendido, gases em excesso, diarréia, conforme elenca a nutricionista Kamila Kniassef.
Para aliviar esses incômodos, a nutricionista recomenda o consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. “Laranja, acerola, ameixa, abacaxi, pêssego, lichia, amora e kiwi são exemplos de frutas. Quanto aos legumes e às verduras, é recomendado o consumo de berinjela, cenoura, tomate, vagem, palmito, rúcula, brócolis”, cita Kamila.
Pois, de acordo com Kniassef, são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, responsáveis por auxiliar o fígado e o rim a desempenhar sua perfeita função de combater os radicais livres, o famoso “detox”.
Bebeu demais, e agora?
Já para quem exagerou nas bebidas, sejam elas refrigerantes ou alcoólicas, há outros sinais. A urina, por exemplo, pode ficar mais escura.
“Dores de cabeça, cansaço e até mesmo inchaço são alguns dos efeitos colaterais. E para quem já sofre de alguma doença autoimune, há ainda a possibilidade de, além de todos os sintomas já citados, apresentar dores articulares”, alerta.
Dores de cabeça, cansaço e até mesmo inchaço são alguns dos efeitos colaterais – Foto: Pexels
Por isso, a principal dica é para antes do consumo de bebidas alcoólicas. “Não fique de estômago vazio e opte por alimentos ricos em gordura como azeite, abacate e oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim) e carboidratos (massas, cereais e frutas)”, recomenda a nutricionista. Além disso, é fundamental também intercalar a bebida alcoólica com água.
Caso tenha exagerado, as dicas são repouso, hidratação — com água, suco verde, água de coco e isotônicos sem álcool. “Isso vai ajudar a repor a água, as vitaminas e os sais minerais perdidos”, complementa Kamila.
Caldos e sopas são de mais fácil digestão – Foto: Pexels
Quanto ao que comer após cometer os excessos, a nutricionista indica alimentos mais leves, como frutas, verduras e legumes. “Invista em preparações como caldos e sopas, que são de mais fácil digestão”, finaliza.
Via: https://www.folhape.com.br/colunistas/vida-plena/exagerou-na-ceia-e-nas-bebidas-saiba-o-que-comer-para-amenizar-impactos-dos-excessos-cometidos/34808/