O número de pessoas vegetarianas tem aumentado bastante e isso não é nenhum segredo! O vegetarianismo e até mesmo o veganismo tem sido transformado em um verdadeiro estilo de vida.
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE em 2018, cerca de 30 milhões de brasileiros eram vegetarianos – e tudo indica que em 2022, esse número seja ainda maior.
DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO
Esse movimento alimentar baseado na prática de não consumir nenhum tipo de carne é tão forte que ganhou até mesmo um dia próprio: 1º de outubro, o Dia Mundial do Vegetarianismo.
Seja você adepto ou não, é importante se atentar ao crescimento do vegetarianismo.
Se você possui um restaurante, vale investir em opções vegetarianas para atrair os clientes e, como bônus, destacar seu negócio na região.
BENEFÍCIOS DE UM CARDÁPIO VEGETARIANO
Além de demonstrar que seu estabelecimento se importa com os consumidores, existem outras vantagens em oferecer um menu vegetariano, sendo algumas delas:
- Atrair novos clientes: encontrar um restaurante ou uma lanchonete com opções vegetarianas no cardápio não costuma ser tarefa simples. Por isso, é fácil atrair e fidelizar clientes ao oferecer pratos vegetarianos no seu estabelecimento.
- Reduzir custos: a carne é um dos ingredientes mais caros no orçamento de qualquer negócio de alimentação. Ao reduzir as opções com carne e oferecer pratos com legumes, verduras, frutas e cereais, você reduz também seus gastos.
- Comida para todos: as opções vegetarianas são democráticas. O lado positivo do cardápio sem carne é que até mesmo quem não é vegetariano, pode consumir!
- De comer com os olhos: um dos grandes benefícios da gastronomia vegetariana é a apresentação! Com muitas cores e aromas, fica fácil entregar pratos de dar água na boca só de olhar.
COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO?
Montar um cardápio vegetariano pode ser um desafio para quem não possui o hábito de não comer carne.
Por isso, trouxemos dicas para ajudar você a montar esse menu no seu negócio para agradar a clientela. Confira!
- CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR VEGETARISMO COM VEGANISMO
A dieta vegetariana exclui somente as carnes das refeições, como a carne de boi, porco, peixe, frango e outras.
Já os pratos veganos não usam nenhum tipo de alimento de origem animal (isso inclui laticínios, queijos, mel e alimentos embutidos, por exemplo).
Por isso, atenção para não confundir! Sinalize corretamente seus pratos e evite mal-entendidos.
- OFEREÇA INGREDIENTES FRESCOS
O público vegetariano costuma ser exigente. Por isso, o sabor é um ponto crucial! Ofereça sempre ingredientes frescos e de ótima qualidade para seus clientes.
- CAPRICHE NAS FOTOS
Seja ele físico ou digital, um cardápio com fotos atraentes é essencial para o sucesso das suas vendas! Aposte em boas fotos dos seus pratos para instigar o desejo da clientela.
- CRIE OPÇÕES BEM ELABORADAS
Se engana quem pensa que vegetarianos só comem salada. Fuja do básico e ofereça pratos criativos e variados no seu cardápio.
Assim, você chama a atenção e desperta a fome nos clientes. Sanduíches, massas, doces e caldos, por exemplo, são ótimas opções!